Segundo a constituição federal de 1988, artigo 205:” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Seguindo a linha de grandes teóricos da educação como Piaget e Vygotsky de que o desenvolvimento é influenciado por fatores biológicos e sociais, sobretudo, por fatores culturais. Para Vygotsky a família é aonde o individuo estabelece as primeiras relações com a linguagem ou seja era a primeira fonte de aprendizagem, sendo assim a sociedade seria o segundo passo para a aprendizagem.
Na educação temos varias teorias de que o individuo aprende a partir do ambiente em que vive e etc.O homem e fruto do meio , no ambiente escolar sabemos que o professor seria a fonte de conhecimento, não só ele como os outro indivíduos e objetos (livros e computadores ) deste ambiente ,e é dever do professor preparar o aluno para o mundo , mas a tese esbarra no que o aluno quer para si. Pois entendemos que somos um time em um ambiente escolar e dependemos uns dos outros, sem o interesse efetivo do aluno não haverá aula teatral ou mil invenções que o faça querer adquirir conhecimento, isso em um âmbito de jovens e adultos, obviamente que se o aluno corresponde a expectativa do professor, o poder do conhecimento pode transformar vidas ,além disso, a importância do papel do professor como o elemento que permite fazer a leitura do meio no qual está inserido esse aluno e produzir um conteúdo que esteja de fato espelhado a sua realidade, estando ligado às suas experiências no cotidiano, produzirá resultados muito mais efetivos. Já no ambiente infantil onde a ciência prova que o cérebro e uma “esponja” absorvendo todo o conhecimento oferecido , o professor faz parte da aprendizagem em geral como, respeitar os colegas e a importância dos horários entre outros , e nesta fase que e começa a ser moldada as características do individuo o professor realmente transforma o aluno.
Em suma a educação e uma via de mão dupla alunos e professores estão juntos em uma cruzada, onde educar é mudar vidas e preparar o individuo para o mundo.
“Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra.” (Lev Semenovitch Vygotsky, 1896-1934).
Apresentação do Trabalho em grupo (Grupo 1)
Teses apresentadas :
- "Para ensinar precisamos ter em mente que o homem é produto do meio; o meio transforma o aluno, prepara o aluno para o mundo, pois o conhecimento é o resultado direto da experiência."
- "Brincadeiras e jogos no computador não devem ser utilizados como recurso para que os alunos façam uma atividade, pois a motivação precisa ser a aprendizagem. Esse é o desafio! Os alunos não aprendem mais simplesmente porque uma atividade é lúdica, ou porque gostam de usar a internet: precisam ter concentração, esforço cognitivo, não apenas interesse."
- "O professor deve ser participativo na vida do aluno, sabendo seu perfil, suas qualidades e limitações, de modo a poder mediar adequadamente na zona de desenvolvimento proximal de cada um. Para isso tem como aliadas as redes sociais e e-mails, além do contato pessoal construído através da interação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário